A prospecção de clientes é a atividade de identificar e contatar potenciais clientes para gerar novas receitas. Os representantes de vendas prospectam encontrando e interagindo com alvos (leads qualificados) para transformá-los em uma oportunidade e em clientes.
Prospecção de Clientes: Estratégias de Atração para Negócios
A prospecção de vendas ocorre individualmente por meio de atividades outbound. Por exemplo, quando os SDRs fazem ligações não solicitadas, enviam e-mails ou InMails no LinkedIn para pessoas que se enquadram em seu ICP.
A prospecção é geralmente uma abordagem de curto prazo que visa:
Começar uma conversa;
Qualificando o cliente potencial dentro ou fora ;
Posicionar seu produto como uma solução para o problema deles.
Por que a prospecção estratégica de vendas é tão importante? Uma estratégia de prospecção é vital para garantir o retorno do seu tempo e investimento e para alinhar vendas e marketing.
Em primeiro lugar, ajuda as vendas a preencher o pipeline com oportunidades de alta qualidade, o que, por sua vez, ajuda os profissionais de marketing a aumentar as suas taxas de conversão.
Em segundo lugar, os insights que as vendas obtêm ao interagir com os clientes em potencial certos nos canais certos informam o marketing sobre quais tópicos e tipos de conteúdo são relevantes para o seu público ideal.
Por último, as estratégias de prospecção encurtam os ciclos de vendas e ajudam a criar campanhas de marketing eficazes que atraem mais compradores potenciais para entrar no funil de marketing B2B .