Aço inoxidável

Com melhor resistência à corrosão do que o aço cromado, o aço inoxidável é o material preferido para rolamentos em indústrias onde são necessários altos níveis de saneamento ou em aplicações onde o rolamento será exposto a produtos químicos ou ambientes corrosivos.

Cerâmica: Nitreto de silício e zircônia são os materiais cerâmicos mais comuns usados ​​em rolamentos. Eles fornecem excelente resistência a altas temperaturas e propriedades de isolamento elétrico. O nitreto de silício, em particular, é altamente resistente à deformação sob carga, levando a uma maior vida útil à fadiga.

https://www.rpmdobrasil.com.br/marca/47-timken

Plásticos: Certos tipos de plásticos como Nylon ou Poliacetais são ocasionalmente usados ​​para fazer rolamentos. Eles são especialmente úteis em aplicações onde a lubrificação é desafiadora ou onde se deseja uma operação silenciosa. No entanto, eles não têm capacidade de carga tão alta quanto os rolamentos metálicos ou cerâmicos.

Escolher o material correto para seus rolamentos não se trata apenas de escolher o mais resistente ou durável; trata-se de encontrar o equilíbrio certo de propriedades para atender às necessidades exatas da sua aplicação.

Seleção de materiais com base em aplicações de rolamentos – A seleção do material do rolamento está fortemente correlacionada com a aplicação na qual o rolamento será usado. Trata-se de encontrar a harmonia perfeita entre a aplicação e as propriedades do material. Por exemplo, para uma aplicação de alta velocidade, você pode optar por um rolamento cerâmico de nitreto de silício. Eles fornecem uma operação suave e sem esforço, e sua resistência a altas temperaturas os torna perfeitos para aplicações de alta velocidade onde o acúmulo de calor pode ser prejudicial.